Uma pesquisa realizada pelo Datafolha, divulgada no último domingo (13), aponta que 58% dos brasileiros passaram a comprar menos alimentos do que antes. Entre os mais pobres, esse percentual sobe para 67%. O economista e planejador financeiro, Danilo Miranda, aponta que o aumento da inadimplência é um dos principais riscos diante das medidas adotadas pelos consumidores para adequar o orçamento familiar à compra desses produtos.
Ainda de acordo com a pesquisa do Datafolha, um em cada quatro brasileiros (25%) afirmou ter menos alimentos que o necessário em casa. Já para 6 em cada 10, a quantidade é suficiente, apenas 13% dizem ser mais do que o necessário.
Com isso, para o economista, os consumidores passaram não apenas a procurar marcas mais baratas, mas também fazer uma substituição entre núcleos. “O café veio subindo o preço e as pessoas começaram a procurar marcas mais baratas. Mas já começa a ficar numa situação em que as famílias reclamam de não ter o suficiente”, destaca, com isso as pessoas começam a fazer essa troca do consumo em outros aspectos da rotina.
Segundo o levantamento do Datafolha, além das mudanças de hábitos de consumo, as pessoas passaram a adotar outras medidas para economizar. A mais comum, segundo a pesquisa, foi diminuir o consumo de água, luz e gás. Segundo o levantamento, metade dos brasileiros diz ter seguido esse caminho.
Além disso, ainda conforme a pesquisa, buscar outra fonte de renda foi a saída para 47%. Pouco mais de um terço (36%) diz ter reduzido a compra de remédios, 32% afirma que deixou de pagar dívidas e 26%, que deixou de pagar contas de casa.
Fonte: Diário de Pernambuco