A Secretaria Estadual de Saúde (SES) de Pernambuco informou, nesta sexta-feira (17), que registrou os dois primeiros casos confirmados de infecção por metapneumovírus humano (HMPV) em 2025.
As amostras positivas verificadas em 2025 no estado são referentes a duas meninas: uma de 1 ano e 7 meses e outra de 3 anos e 11 meses. Ambos os casos foram registrados no Grande Recife, o primeiro na capital pernambucana e o segundo no município de Jaboatão dos Guararapes.
De acordo com a SES, as duas crianças já receberam alta hospitalar. Entre os sintomas identificados nas pacientes, estavam febre, tosse, desconforto respiratório e diarreia. As amostras foram analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE).
Em nota, o Ministério da Saúde diz que “pesquisa e monitora o metapneumovírus humano (HMPV) no Brasil como diagnóstico diferencial na rede de vigilância de vírus respiratórios, por meio da vigilância sentinela de Síndrome Gripal (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG)”.
O aumento nos casos de HMPV na China, no começo deste ano, gerou receios de uma nova pandemia. No entanto, a Organização Mundial de Saúde (OMS) já declarou que não há sinais de surtos incomuns e que o sistema de saúde chinês não está sobrecarregado.