O governo de Pernambuco anunciou, na noite deste sábado (1º), a proibição da presença de torcedores em cinco jogos do Santa Cruz e do Sport. A medida foi determinada depois que uma onda de violência, causada por brigas entre torcidas organizadas, tomou conta do Recife e Região Metropolitana horas antes da partida entre os clubes no estádio do Arruda, na Zona Norte do Recife.
Segundo o governo, uma portaria será publicada em uma edição extraordinária do Diário Oficial com a proibição, que vale para jogos de qualquer campeonato envolvendo algum dos dois times. Além disso, uma resolução do Ministério Público de Pernambuco também será publicada recomendando que os clubes realizem o cadastramento biométrico de seus torcedores.
As decisões foram acertadas entre a governadora Raquel Lyra (PSDB), o desembargador Mauro Alencar, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), e o procurador-geral de Justiça do estado, José Paulo Xavier, que se reuniram, por cerca de cinco horas, no Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE), no bairro de São José, na área central do Recife.
Segundo Raquel Lyra, as medidas são necessárias “para que se possa seguir um protocolo de cumprimento de cadastramento, reconhecimento facial e identificação dos torcedores que frequentam os estádios”. “Não dá mais para tolerar que casos como esse possam acontecer no estado”, afirmou.
Fonte: G1 Pe