A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou na manhã desta quinta-feira (27), a operação de repressão “Contra Pista”, que tem como foco o combate à violência promovida por torcidas organizadas e o desmantelamento de grupos criminosos envolvidos em confrontos durante os jogos.
As investigações iniciaram após o “Clássico das Multidões” do dia 1º de fevereiro de 2025, entre os times Santa Cruz e Sport, no Recife.
As confusões no dia do jogo repercutiram em todo o país. Recife se tornou um verdadeiro cenário de guerra, com imagens de violência graves, com agressões físicas das mais diversas, incluindo abuso sexual e empalamento.
De acordo com a polícia, a operação tem o objetivo de reprimir as associações criminosas voltadas à prática de crimes como provocação de tumulto, lesão corporal, tentativa de homicídio e corrupção de menores, além de desmantelar os grupos responsáveis pela violência nas arquibancadas e nas ruas.
Ao todo, são cumpridos 42 mandados de prisão, 24 mandados de busca e apreensão, 3 mandados de internação provisória de menores, além de sequestramento de bens dos envolvidos.
O Delegado Raul Junges, Titular da Delegacia de Polícia de Repressão à Intolerância Esportiva é o responsável pela investigação.
Na execução estão sendo empregados 170 (cento e setenta) Policiais Civis, entre Delegados, Agentes e Escrivães.
As investigações foram assessoradas pela Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco – DINTEL, contando ainda com o apoio operacional da Polícia Militar – PMPE.