Em alusão ao Mês da Mulher, a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) promoveu, nesta semana, uma roda de conversa sobre os Direitos da Mulher, liderada pela advogada, mestre e doutora Luciana Brasileiro. A palestra teve como objetivo instruir funcionárias e servidoras sobre os direitos garantidos pela legislação brasileira, além de oferecer um espaço para reflexão e discussão sobre temas relacionados à igualdade de gênero, empoderamento feminino e ao enfrentamento da violência.
O encontro, fruto da iniciativa da Assessoria Técnica de Gestão de Pessoas (ATGP), da Funase, aconteceu na sede da instituição, no bairro dos Aflitos, e contou com a participação de mais 30 servidoras que puderam ampliar seus conhecimentos sobre os direitos das mulheres e discutir questões pertinentes ao seu cotidiano profissional e pessoal. Além disso, as participantes puderam interagir diretamente com a palestrante, esclarecendo dúvidas e compartilhando experiências fortalecendo o espírito de solidariedade e apoio mútuo entre elas.
Durante a roda de conversa, a advogada também compartilhou casos práticos e orientações legais, promovendo uma maior conscientização sobre os recursos disponíveis para as mulheres e a importância de lutar pela defesa de seus direitos em diversos contextos. “O mês de março é um mês muito importante porque é um mês de reflexão sobre o espaço da mulher e o papel da mulher no ambiente social e na sociedade como um todo. Poder refletir com tantas outras mulheres sobre a importância desse nosso papel na sociedade, nos nossos ambientes políticos e como seres políticos que somos, é muito rico e muito importante”, afirmou Luciana Brasileiro.
Na mesma semana, o grupo “Cuidado que Acolhe”, do Núcleo de Apoio ao Agente Socioeducativo (NAASE Saúde), também promoveu sessão de auriculoterapia, ventosaterapia e massoterapia. O projeto já beneficia agentes socioeducativos de unidades tanto do interior do estado quanto da região metropolitana do Recife, oferecendo terapias complementares que visam o bem-estar físico e emocional dos profissionais. As atividades são uma forma de promover a saúde integral dos servidores, contribuindo para a redução do estresse e da tensão acumulada, além de proporcionar momentos de relaxamento e autocuidado.
As ações reforçam o compromisso da Funase com a promoção de um ambiente mais saudável, acolhedor e inclusivo para seus servidores. Para Gabriela Galvão, da folha de pagamento da FUNASE, que participou dos dois dias de evento, o evento foi importante “porque conseguimos sair da rotina e relaxar. Foi algo que nos estimulou a continuar, especialmente com o estresse do dia a dia. Foi uma experiência diferente e bem planejada. Eu nunca tinha feito auriculoterapia e adorei. Sobre a palestra, foi uma oportunidade de refletirmos sobre como nos portar e o que passar para nossos filhos. No meu caso, já sou mãe, a palestra foi muito enriquecedora.”