Frigoríficos brasileiros já estão parando de produzir carne bovina destinada aos Estados Unidos, afirmou Roberto Perosa, presidente da Associação Brasileira de Carne Bovina (Abiec), na terça-feira (15).
A declaração acontece menos de uma semana após o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciar uma tarifa de 50% sobre os produtos importados do Brasil.
“Com essa taxação se torna inviável a exportação de carne bovina aos EUA, que é o nosso segundo maior comprador”, completou Perosa. O empresário foi um dos que se reuniram com o vice-presidente Geraldo Alckmin nesta terça, para discutir o tarifaço.
Perosa também destacou preocupação com o futuro das cargas de carne bovina que já estão a caminho dos EUA. Temos cerca de 30.000 toneladas que estão no porto ou nas águas”, diz. “É um volume em torno de 150, 160 milhões de dólares que já estão produzidos e a caminho dos EUA”.
Na última terça, , frigoríficos de Mato Grosso do Sul afirmaram que suspenderam a produção de carne para os EUA.
A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) reiterou em nota a decisão das indústrias brasileiras de pausar temporariamente a produção destinada aos EUA. A associação destacou que o setor está trabalhando para entender como reescalonar as cargas e a produção, enquanto busca novos mercados para compensar a possível queda nas exportações para os Estados Unidos.