O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) instaurou um procedimento administrativo para investigar possíveis irregularidades no funcionamento do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM). O processo foi aberto pela Promotoria de Justiça de Defesa da Capital (Transportes) no dia 11 julho, após uma denúncia recebida pela Ouvidoria Geral do órgão.
Na denúncia ao órgão, o noticiante aponta a existência de falhas recorrentes na validação de créditos adquiridos por meio do aplicativo do cartão VEM, que impedem o acesso dos usuários aos ônibus, mesmo mediante apresentação de comprovante de pagamento. O pagamento realizado através do PIX também não seria processado de imediato nas catracas.
No documento, o usuário diz que as máquinas de compra de cartões e recargas instaladas nos terminais, ficam sem os cartões novos para vendas, das 17h31 à 05h29, prejudicando o acesso dos
usuários à compra de cartões. Ele também destaca a cobrança considerada excessiva para emissão da segunda via, que custa R$ 25,80 para todos os tipos de cartões, e a imposição do intervalo mínimo entre usos sucessivos do mesmo cartão.
Após ser oficiado pelo MPPE, o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE) reconheceu a ocorrência de “falhas pontuais” na comunicação entre os validadores embarcados e a central de recargas, especialmente em áreas com baixa cobertura de sinal. Na ocasião, a Urbana-PE informou que adotou providências técnicas para ampliar a estabilidade do sistema.
Segundo a instituição, as recargas são processadas em todas as garagens no período noturno e os motoristas têm sido orientados para atuação adequada.
Fonte: Diario de Pernambuco