Foto: Miguel Schincariol/AFP
A Polícia Federal apreendeu nesta sexta-feira (18) o celular do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante operação autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A medida faz parte do cumprimento de mandados de busca e apreensão na casa do ex-presidente, em Brasília, e na sede do PL.
Além do celular e de US$ 14 mil e R$ 8 mil, a Polícia Federal encontrou um pen drive escondido no banheiro da residência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Também foi encontrada uma cópia da petição inicial da rede social Rumble contra Moraes. A plataforma acusa Moraes de censura e pede que ordens do juiz brasileiro para derrubada de contas de usuários da plataforma não tenham efeito legal nos Estados Unidos.
A decisão do ministro Alexandre de Moraes afirma que o ex-presidente confessou de forma “consciente e voluntária” uma tentativa de extorsão contra a Justiça brasileira. Para o magistrado, Bolsonaro e o filho Eduardo, que está nos Estados Unidos, cometem “atentados à soberania nacional” com o objetivo de interferir em processos judiciais.
Bolsonaro classificou a investigação como política e se disse “humilhado”: “Nunca pensei em sair do Brasil ou ir para embaixada”, afirmou o ex-presidente.