Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco
A primeira-dama do Brasil, Rosângela da Silva, a Janja, anunciou nesta terça-feira (12), durante sua visita à Pernambuco, a instalação de uma bioindústria em Itapissuma, no Litoral Norte de Pernambuco. A iniciativa tem o objetivo de transformar resíduos de ostras e mariscos em renda para as marisqueiras. Além do anúncio, o Governo Federal também realizou a entrega de 50 computadores remanufaturados à Colônia de Pesca Z10.
Com investimento de R$ 10 milhões, o projeto da bioindústria vai processar esses resíduos, que atualmente são descartados em aterros, e destiná-los para a produção de adubo, ração animal, corretivo de solo e insumos farmacêuticos. A iniciativa deve gerar renda extra para centenas de marisqueiras de Itapissuma, Igarassu e Itamaracá, além de contribuir para a recuperação de manguezais.
De acordo com o Ministério de Pesca e Aquicultura, a iniciativa vai incluir centenas de marisqueiras de Itapissuma, Igarassu e Itamaracá, e deve entrar em operação ainda neste ano.
Na ocasião, a vice-governadora Priscila Krause também anunciou recursos estaduais para projetos de aquicultura e assistência à saúde das pescadoras.
A cerimônia contou com a presença da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, da vice-governadora Priscila Krause e de lideranças locais. Foi prestada homenagem à Joana Mousinho, pioneira entre as mulheres na pesca artesanal em Pernambuco