Foto: Taysa Barros/MS
O exame do papanicolau, que é feito para diagnosticar câncer de colo de útero, passa a ser substituído por uma técnica mais rápida e precisa, de acordo com o Ministério da Saúde. O lançamento do procedimento no Sistema Único de Saúde (SUS) acontece nesta sexta-feira (15) no Recife e estará disponível em todo o país até o fim de 2026, segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Ele afirmou que, com o novo teste, as mulheres só precisam fazer o rastreio da doença a cada cinco anos, em vez do prazo atual de três anos.
Também para Pernambuco, o ministro anunciou a chegada de novos equipamentos para o tratamento do câncer pelo SUS. A tecnologia será disponibilizada no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), nos Coelhos, e no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc-UPE), em Santo Amaro, bairros localizados no Centro do Recife.
Alexandre Padilha, cumpre agenda em Pernambuco desde a quinta-feira (14), quando participou do lançamento da fábrica de hemoderivados da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás). Na ocasião, ele voltou a elogiar o Mais Médicos, que foi criticado pelo governo de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos.
Em seguida, o ministro acompanhou o presidente Lula na visita ao Hospital Ariano Suassuna Hapvida, no bairro da Ilha do Leite, no Centro do Recife, por causa do início dos atendimentos do programa Agora Tem Especialistas.
Fonte: G1 PE