Foto: Matheus Sampaio/TV Globo
A prefeitura do Recife anunciou que um novo cadastro de carroceiros que atuam nas ruas da capital Pernambucana será aberto ainda este ano.
“Fizemos um primeiro cadastramento em junho e reabriremos outro cadastro ainda este ano”, afirmou o secretário de Planejamento e Gestão do município, Jorge Vieira.
Segundo o secretário, o cadastro tem como objetivo identificar e apoiar os carroceiros no processo de transição de ocupação que vão fazer.
“Cada cavalo é microchipado para identificação e as carroças são adesivadas”, completou. O plano da prefeitura prevê pagamento de indenização de R$ 1,2 mil por cada cavalo e carroça entregues.
Em 31 de janeiro de 2026, a circulação de veículos de tração animal no Recife será totalmente proibida. É o que estabelece a lei municipal número 17.918/2013.
Em reação à proibição, carroceiros realizaram diversos protestos no Recife e em Olinda na segunda-feira (18). Eles bloquearam avenidas, atearam fogo em objetos e protestaram contra a lei.
O Programa Gradual de Retirada de Animais de Veículos de Tração Animal da Prefeitura do Recife inclui:
– Pagamento de indenização de R$ 1,2 mil por cada cavalo e cada carroça;
– Acesso a uma rede de qualificação profissional e apoio ao empreendedorismo por meio do CredPop;
– Encaminhamento e assistência a vagas de emprego pelo GO Recife;
– Disponibilização de vagas para compor a equipe de limpeza urbana da Emlurb;
– Disponibilização de veículo alternativo.
Liderança dos carroceiros, Marcos Batista, conhecido como Neno, diz que a categoria cobra a revisão da lei, alegando que é “injusta”.
Fonte: Folha PE