Foto: DER-PE
O sentido Interior-Recife da BR-232, no bairro do Curado, na Zona Oeste do Recife, será interditado no próximo fim de semana para içamento de peças metálicas da passarela e ciclovia sobre o Rio Tejipió e a linha férrea – sempre na parte da noite e madrugada, das 22h até às 3h do dia seguinte. A informação foi confirmada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) de Pernambuco, responsável pela operação – do km 8 ao km 9 da rodovia. O serviço será realizado a partir da próxima sexta-feira (5) com previsão de ser concluído na madrugada do domingo, 7 de setembro.
Enquanto os guindastes estiverem na pista, o tráfego será redirecionado para o sentido Recife–Interior, que funcionará em mão dupla temporária. A interdição ocorreria neste fim de semana, mas de acordo com o DER, o adiamento precisou acontecer em razão de ajustes necessários na logística de deslocamento. Neste sábado (30), o Santa Cruz enfrenta o América-RN às 19h, na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, pelas quartas de final da Série D do Campeonato Brasileiro.
Segundo Rivaldo Melo, diretor-presidente do DER-PE, a operação é uma etapa fundamental da obra de triplicação da BR-232, e “exige um planejamento logístico rigoroso, pela complexidade e pelo impacto que gera no tráfego. Atuaremos de forma integrada com a Polícia Rodoviária Federal para garantir a execução com total segurança, minimizando os transtornos aos motoristas. Essa intervenção vai assegurar mais mobilidade, acessibilidade e qualidade de vida para milhares de pernambucanos que circulam diariamente pelo Grande Recife”.
A estrutura metálica da nova passarela será acoplada ao viaduto sobre a linha férrea do Metrô, conectando a ciclovia e o passeio de pedestres. As mudanças podem sofrer ajustes conforme a demanda do tráfego no período noturno.
Estrutura
A ciclovia é classificada como Obra de Arte Especial (OAE), composta por rampas em concreto armado (65 m e 200 m) e superestrutura metálica de 265 m. Atualmente, as rampas estão em execução, os pilares próximos da conclusão e as peças metálicas já fabricadas e em fase de montagem.
O içamento contará com equipamentos de grande porte:
– Dois guindastes de 70 toneladas para movimentação de módulos até a carreta extensiva.
– Um guindaste de 160 toneladas e outro de 220 toneladas para o içamento e posicionamento final.






















