O ministro dos Transportes, Renan Filho anunciou nesta quarta-feira (24), após reunião, em Brasília, com mais de 20 prefeitos de Pernambuco que o edital de licitação da Transnordestina será lançado no final de outubro. A expectativa é que o edital saia entre os dias 30 e 31. Com a previsão de R$ 200 milhões em investimentos, a previsão é que as obras comecem em janeiro de 2026.
O edital de licitação para a continuidade das obras do lote SPS-4 da ferrovia compreende o primeiro trecho da Transnordestina em Pernambuco, que conecta as cidades de Custódia e Arcoverde, no Sertão do estado, em uma extensão de 73 quilômetros.
A implantação de dois portos secos, um localizado no Sertão e o outro no Agreste, ao longo do traçado da ferrovia em Pernambuco, também foi outro tema na reunião.
Essa intervenção deve ampliar a capacidade logística do estado e contribuir para impulsionar o desenvolvimento econômico das regiões atendidas pelo projeto. O porto seco funciona como um intermodal para ferrovias e rodovias e a implantação dessa estrutura alivia a pressão alfandegária nos portos marítimos, podendo reduzir custos na logística.
Durante a reunião, o ministro Renan Filho destacou que a Infra S.A deverá realizar um estudo técnico para avaliar a viabilidade da instalação dos portos secos em Salgueiro e no Agreste. Os locais devem se tornar um ponto de escoamento da produção do interior pernambucano, trazendo mais oportunidades de emprego, renda e desenvolvimento da região.
Além da participação dos prefeitos do Sertão do estado, a reunião contou com a participação dos gestores do Consórcio de Municípios do Agreste e Mata Sul do Estado de Pernambuco (Comagsul), dos deputados federais Pedro Campos e Guilherme Uchoa e do deputado estadual Danilo Godoy.






















