No Dia Mundial do Turismo, o vereador Eduardo Moura (Novo) realizou uma live que expôs, sem filtros, o estado da orla de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Longe das propagandas que tentam mostrar uma cidade organizada e acolhedora, o que se viu durante a transmissão foi o Recife de Verdade: um calçadão com vários pontos às escurar, com cheiro de esgoto, banheiros fechados e poucos atrativos para turistas e moradores.
Durante o percurso, Moura visitou pontos críticos como o Quiosque 45, sobrevivendo à ausência total de investimentos. A escada que dá acesso à faixa de areia está quebrada, há marcas de chorume nas pedras do calçamento, além da falta de iluminação na orla. No quiosque de Sandro, alvo de diversos arrombamentos, a insegurança é tanta que funciona com segurança privada. O comerciante, que trabalha há 20 anos no local, desabafou sobre a espera por dias melhores. Mais adiante, no quiosque da tapioca, em frente ao Hotel Atlantic Plaza — referência por hospedar autoridades, artistas nacionais e internacionais, seleções de futebol e presidentes do Brasil e outros paises — tenta resistir sem apoio algum da prefeitura do Recife. Ao redor, calçadas e uma completa ausência de ambiente atrativo para turistas.
Os banheiros públicos também foram flagrados por estarem fechados e, alguns permanecem sem ligação com a rede de esgoto. A transmissão ao vivo do parlamentar, também mostrou moradores de rua dormindo no chão, cobertos com papelão, retrato do drama social que se soma ao descaso da gestão municipal. Internautas também não pouparam críticas: “Mil vezes melhor a orla de João Pessoa”, comentou uma espectadora; “Maceió dá de 10 a zero a Recife”, acrescentou outro internauta.
Na pracinha de Boa Viagem, considerada o coração do Recife, o abandono se mantém. Sujeira, flanelinhas controlando vagas, uso inadequado e clandestino de cones, além da ausência de agentes de trânsito reforçam o cenário de descaso. Barranqueiros relataram a Moura a falta de apoio da atual gestão e criticaram duramente a Secretaria de Mobilidade. “O fiscal manda a gente colocar as cadeiras na areia às sete da manhã, mas a gente depende da maré”, contou um trabalhador.
Para Eduardo Moura, a mensagem no Dia Mundial do Turismo é clara: Boa Viagem precisa de atenção e cuidado. “O turismo só existe se houver condições reais para atrair visitantes e investimentos. Sem ação imediata, o cartão-postal do Recife continuará abandonado”, afirmou o vereador.






















