Acontece neste sábado (14), um eclipse solar anular que poderá ser visto no estado de Pernambuco. Nas regiões Norte e Nordeste será possível ver o eclipse completo. No restante do país, o fenômeno será parcial. Quem olhar para o céu verá o Sol “mordido” pela Lua. O fenômeno começa às 15h31, terá o ponto máximo às 16h47 e terminará às 17h52.
Esse fenômeno astronômico ocorre quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol, e o seu diâmetro aparente está menor do que o Sol. Como a sombra da Lua não cobre totalmente o Sol, cria-se um “anel de fogo” no céu.
Alguns locais no Grande Recife estão se preparando para receber quem quiser observar o fenômeno, como o Espaço Ciência, o Observatório Astronômico do Alto da Sé, em Olinda, e o Shopping Tacaruna, também em Olinda.
O Observatório Astronômico de Olinda (Alto da Sé), irá abrir a partir das 14h e o início da observação do eclipse sol começa às 15h, com encerramento das atividades no local às 20h.
No Espaço Ciência, no Complexo de Salgadinho, Olinda, os visitantes podem acompanhar o fenômeno na Praça do Pensador – perto do prédio administrativo, das 15h às 17h. A organização do evento lembra que a última entrada acontece às 16h e que a contemplação do eclipse solar depende das condições meteorológicas.
Vale lembrar que, diferente dos eclipses da lua, nos eclipses solares são necessários alguns cuidados especiais na hora da observação, pois existe risco de danos permanentes à visão.