Foto: Sandro Barros/ PMO
A Prefeitura de Olinda iniciou, nesta quarta-feira (14), o processo de cadastramento para ambulantes que desejam comercializar produtos durante o período das prévias carnavalescas na cidade. O trabalho segue até o dia 29 de dezembro, no horário das 8h30 às 17h, na sede da Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano, localizada na Estrada do Bonsucesso, 306, no bairro de mesmo nome.
Para ter direito a um espaço durante este período não será cobrada nenhuma taxa para os trabalhadores. As inscrições ocorrerão por ordem de chegada, sendo distribuídas 100 fichas por dia. Os interessados devem comparecer portando documentos (cópia e original) como RG, CPF e comprovante de residência. No local, também será realizado um registro fotográfico.
A comerciante Maria da Soledade, 50 anos, moradora da comunidade do V9, no Varadouro, realizou o recadastramento e elogiou a rapidez do atendimento. “Eu já comercializo nas prévias e nos carnavais de Olinda há 15 anos e o recadastramento foi rápido e fácil. Eu vendo bebidas e agora estou cadastrada e mais segura para vender e ganhar meu dinheiro”, afirmou a comerciante.
Com o documento em mãos, os ambulantes vão poder comercializar alimentos, bebidas, adereços, peças de artesanato, entre outros produtos, nas vias do Sítio Histórico de Olinda. O período de autorização compreende os meses de dezembro de 2022 e janeiro de 2023, conforme a orientação do órgão.
“Estamos nos preparando para o Carnaval após dois anos sem realização. Já fizemos o zoneamento para alocação das pessoas que vão comercializar nas prévias e no Carnaval, a expectativa é que 1.500 comerciantes atuem nesse período”, declara Cristiano Arruda, Secretário Executivo de Controle Urbano de Olinda.