A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou a suspensão da comercialização, distribuição e uso de determinados lotes de todas as versões do detergente Ypê, fabricado pela empresa Química Amparo.
A medida, motivada pelo “potencial risco de contaminação microbiológica”, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 7 de maio.
Segundo a resolução, a Anvisa foi notificada sobre o recolhimento voluntário do produto pela própria empresa devido à identificação de um “desvio” durante a análise de monitoramento da produção, que poderia resultar em contaminação microbiológica.
Todos os lotes fabricados nos meses de julho, agosto, setembro, novembro e dezembro de 2022, marcados com um final “1” ou “3”, estão suspensos e não devem ser utilizados. A Ypê não respondeu imediatamente aos pedidos de comentários sobre a suspensão.
Em nota, a Química Amparo, empresa produtora do detergente Ypê, informou que fez o recolhimento dos itens há cerca de um mês e que após uma análise interna identificou nos lotes “descaracterização em seu odor tradicional, sem risco à saúde ou segurança do consumidor, porém, em alguns casos perceptível ao olfato”.