Os trabalhadores em educação da rede estadual de ensino aprovaram a proposta de negociação entre o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) e o Governo de Pernambuco, em meio à campanha salarial de 2025. Por unanimidade, a categoria concordou, nesta quinta-feira (24) com reajustes que variam entre 6,27% e 8,38% para professores, distribuídos em toda a carreira do magistério. Já para analistas e administrativos, o aumento será linear de 6,27%, inclusive para o apoio escolar.
De acordo com o Sintepe, o aumento salarial terá repercussão em toda a categoria dos servidores da Secretaria Estadual de Educação, entre ativos, aposentados, efetivos e temporários. O pagamento do reajuste será realizado em junho, considerando os valores retroativos de janeiro a maio para quem estava abaixo do Piso Salarial.
A gestão estadual também acatou a reivindicação do Sintepe de destravar a progressão nas faixas salariais da educação. Entre as faixas A e B, haverá mudança de 1% para 1,5%. Entre as classes I e II, haverá mudança de 2 para 2,5%. Nas faixas C e D e nas classes III e IV, continuam os intervalos atuais.