Foto: Bruno Vila Nova/ Portal de Prefeitura
Apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) realizaram um ato, na tarde deste domingo (3), na Avenida Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. O protesto faz parte de uma mobilização convocada em várias cidades em defesa do ex-presidente, aos condenados pela tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023 e o afastamento do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
Eles também expressaram apoio ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que decretou o tarifaço, com imposição de taxas de 50% sobre produtos brasileiros.
O ato começou às 14h, em frente à Padaria Boa Viagem. Vestidos com camisas verde-amarelas, os manifestantes saíram, por volta das 14h30, em direção à praia do Pina, acompanhando um trio elétrico. O protesto terminou por volta das 17h.
A passeata contou com a presença de Gilson Machado, que foi ministro do Turismo do governo Bolsonaro e candidato a prefeito do Recife nas eleições de 2024.
O presidente estadual do PL em Pernambuco, Anderson Ferreira, avaliou de forma positiva as manifestações realizadas ontem pela direita em diversas cidades do país. Segundo ele, os atos mostraram que “a direita está mobilizada e se organizando para enfrentar os desafios que virão”. No entanto, fez um alerta: “Não devemos confundir o legítimo direito dos direitistas e bolsonaristas de se manifestarem com a ação de aproveitadores da direita”.
Anderson destacou que movimentos como o de ontem ganham legitimidade “pelas mãos de milhares de militantes e manifestantes, e não de oportunistas”. Ele reforçou que a base de direita tem indignação e revolta diante do cenário atual, mas busca um caminho “lúcido, responsável e que traga respostas objetivas para reconstruir um país equilibrado, justo e, sobretudo, estável”.
O dirigente também criticou a postura da esquerda, classificando-a como “inconsequente e perigosa”. Ao final, afirmou: “Para mim, só há uma bandeira: a do Brasil”.