A Rede de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes de Pernambuco realiza na quarta-feira, (14/05), às 10h, no auditório Sérgio Guerra, na Assembleia Legislativa de Pernambuco, audiência pública que tem como tema: “Tráfico e Exploração Sexual no Estado de Pernambuco. O drama é Real” marca o lançamento, em Pernambuco, da Campanha do 18 de maio de 2025 – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Este ano, o tema da Campanha do 18 de Maio, em Pernambuco, é “Exploração sexual existe, proteja crianças e adolescentes. Faça parte dessa luta! DENUNCIE, Disque 100”. Esta mensagem tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a grave realidade da exploração sexual de crianças e adolescentes. A justificativa está também relacionada à necessidade urgente de combater essa violação dos direitos humanos, que afeta muitas vítimas. A Campanha Nacional do 18 de Maio é uma das ações mais importantes que esta Rede, pioneira no Brasil, atua, objetivando visibilizar este tipo de violência, que ocorre na área de Criança e Adolescente e é subnotificado.
No Brasil, 320 crianças e adolescentes sofrem situações de exploração sexual a cada 24h; Em 2024, até o momento, foram registradas 11.692 denúncias relacionadas à violência sexual no País. Em Pernambuco, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou, no dia 31 de novembro de 2024 a nova edição da cartilha do Projeto Mapear biênio 2023/2024, resultado da parceria PRF e Childhood Brasil. O documento reúne as principais informações do trabalho da PRF no enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias federais. 812 pontos foram mapeados: postos de combustíveis e bares estão entre os locais de maior potencial de exploração sexual infantojuvenil.
Na maioria dos casos, a exploração sexual ocorre e não é percebida ou corretamente tipificada, sendo confundida com abuso sexual. O conhecimento, a conscientização e a denúncia são fundamentais para identificar e prevenir este crime.
A denúncia de casos contribui para a diminuição da impunidade e para a construção de uma sociedade mais justa. É por isto que a mensagem da Campanha deste ano visa conscientizar a população sobre a gravidade da exploração sexual de crianças e adolescentes e incentivar ações concretas, como denúncias, para proteger as vítimas e combater esse crime e, incidir junto ao executivo e legislativo estadual para a implementação, urgente, do Plano de Enfrentamento.
Este ano, a campanha Faça Bonito completa 25 anos e traz informações como as formas de violência, como podem acontecer, os locais de maior incidência, sinais que as crianças e adolescentes dão quando estão em situação de violência e formas de prevenir. Ter acesso a essas informações é muito importante para quem deve protegê-los. A proteção é integral e cabe à família, ao estado e à toda a sociedade. É dever de todos e todas proteger as crianças e os adolescentes.
Serviço:
Audiência Pública Estadual “Tráfico e Exploração Sexual no Estado de Pernambuco. O drama é Real”
Data: 14/05
Horário: 10h
Local: Auditório Sérgio Guerra – Assembleia Legislativa de Pernambuco