O corpo de José “Pepe” Mujica, ex-presidente do Uruguai, começou a ser velado nesta quarta-feira (14), em Montevidéu. A cerimônia será aberta ao público e durará pelo menos 24 horas, segundo as autoridades.
Mujica morreu na terça-feira (13), aos 89 anos, após meses de luta contra um câncer no esôfago. No início da semana, a mulher dele revelou que o ex-presidente estava em estado terminal e recebendo cuidados paliativos.
A cerimônia de despedida de Mujica começou às 10h, com um cortejo que sairá do edifício da Presidência do Uruguai, passará pela sede do grupo político Movimento de Participação Popular e seguirá até o Palácio Legislativo.
Segundo a imprensa local, o velório será aberto ao público por volta das 15h desta quarta-feira. O jornal “El Observador” afirmou que o corpo do ex-presidente deve ser cremado na quinta-feira (15).
Em janeiro, em entrevista ao jornal “Búsqueda”, Mujica afirmou que gostaria de ser sepultado na chácara em que morava, nos arredores de Montevidéu. Até a publicação desta reportagem, a família não havia divulgado mais detalhes sobre o funeral.
O governo do Uruguai decretou luto oficial de três dias.