Valorizar quem faz, quem cria e quem produz no Nordeste — essa é a essência do CustaBarato, plataforma digital pernambucana que vem ganhando a atenção de consumidores e lojistas por reunir, em um só lugar, produtos regionais, peças artesanais e serviços de empreendedores locais. Com mais de 3 mil itens à venda de mais de 120 lojistas cadastrados, o marketplace funciona como uma verdadeira galeria da cultura nordestina, incentivando o consumo consciente e a geração de renda.
Criada com o objetivo de fortalecer pequenos negócios, incentivar o consumo consciente e conectar o público com a produção local, a plataforma vem expandindo suas funcionalidades e agora permite frete para todo o Brasil, ampliando a circulação de produtos feitos no interior, por exemplo. A novidade facilita o escoamento da produção regional e permite que mais pessoas, em qualquer canto do país, tenham acesso a produtos que carregam identidade, tradição e história.
“Quando eu soube da plataforma, achei uma ideia muito boa, porque é um espaço que valoriza os empreendedores locais, onde pude encontrar diversos artesãos e talentos da minha terra, que muitas vezes não são valorizados. Temos acesso a produtos exclusivos, peças únicas, feitas à mão. E agora, com o frete para todo o país, acho que é uma ótima oportunidade para que a nossa cultura, as nossas tradições percorram o Brasil todo. Acho que todo pernambucano, todo nordestino, e agora todo brasileiro deve conhecer a plataforma”, afirma Cinthia Barros, cliente e profissional de marketing.
Além de clientes, os próprios lojistas reconhecem o impacto positivo da plataforma. Carlos Alberto, artesão e proprietário da loja Soleart, afirma que o CustaBarato foi um divisor de águas no alcance do seu trabalho. “Tem sido de grande importância para a divulgação dos nossos produtos. Aumentou nossa visibilidade e, consequentemente, as vendas. O suporte é constante e a equipe ainda orienta sobre como apresentar melhor nossos produtos”.
Essa relação próxima com os empreendedores é um dos diferenciais da plataforma, que oferece suporte técnico, orientação e visibilidade aos lojistas, muitos deles artesãos que produzem peças únicas e com forte ligação à cultura nordestina. Para André Salgueiro, produtor de instrumentos artesanais, o CustaBarato é mais do que uma ferramenta de vendas. “Aqui a gente não vende só instrumentos. A gente produz felicidade. A plataforma encontrou a gente. O suporte não é apenas na pré-venda — é o tempo inteiro”.
O movimento de valorização dos produtos regionais tem crescido também entre os consumidores que buscam presentear pessoas queridas com um “toque do Nordeste”, como conta Franciele Pinheiro, publicitária e cliente da plataforma. “Achei sensacional poder enviar produtos regionais para parentes e amigos que moram fora. É como enviar um ‘quentinho do Nordeste’ para a casa deles”.
A expansão do CustaBarato inclui agora a entrada de empreendedores do interior, com destaque para Tracunhaém — município conhecido por sua produção artesanal em barro. Em uma visita recente, a equipe da plataforma identificou cerca de 20 negócios locais, quase metade ainda na informalidade. A meta é fortalecer a base, apoiar a formalização e levar esse modelo também para cidades como Bezerros e Caruaru e demais regiões, fomentando a economia criativa em todo o estado.
Além de intuitiva e responsiva, a plataforma oferece diferentes formas de entrega, como retirada na loja, delivery e frete via transportadora — o que facilita a logística mesmo para quem está fora dos grandes centros. Atualmente, apenas alimentos não perecíveis estão disponíveis, respeitando as limitações de transporte e conservação.
Com um modelo de negócios sustentável, inclusivo e voltado para a valorização da identidade cultural pernambucana, o CustaBarato mostra que consumir local é, acima de tudo, um ato de consciência, afeto e fortalecimento da economia. “O CustaBarato é uma vitrine da nossa cultura. É onde tradição e inovação caminham juntas para mostrar o que temos de melhor”, resume Marcella Willams, gerente de captação da plataforma.
Fonte: Assessoria de Comunicação