A Central Única dos Trabalhadores (CUT), as demais centrais sindicais (Força Sindical, CTB, UGT, CSB ,NCST, CSP Conlutas, Intersindical, A Pública) e os movimentos Povo Sem Medo e Frente Brasil Popular convocaram um Dia Nacional de Luta, na terça-feira (21/3), para reivindicar a queda da taxa básica de juros (Selic) praticada pelo Banco Central (BC), que atualmente está em 13,75% ao ano. Em Pernambuco, o ato organizado pelo Sindicato dos Bancários de Pernambuco acontecerá a partir das 9 horas, em frente ao Banco Santander (Ag. Veneza), localizado na Av. Conde da Boa Vista.
As mobilizações marcadas para a véspera da reunião do COPOM visam pressionar o conselho a reduzir a alta taxa de juros, que paralisa a economia e impede o país de crescer e gerar emprego decente, distribuir renda, implementar políticas públicas e facilitar o acesso ao crédito.
“O presidente da autarquia federal, Roberto Campos Neto, defendeu em diversas oportunidades a autonomia do Banco Central. Mas, na prática, as decisões do COPOM sobre a taxa de juros revelam uma forte dependência do BC ao capital financeiro especulativo. Enquanto os bancos lucram, a população sofre com a perda do poder de compra e a falta de investimentos do governo em políticas públicas. A redução do juros é fundamental para que os investimentos voltem a impulsionar o país, com mais empregos, saúde e educação pública, retomada de obras, ou seja, para melhorar a vida da classe trabalhadora”, afirma o presidente do Sindicato, Fabiano Moura.
O protesto foi divulgado pelo PT em seu site oficial.
Os atos são convocados para as cidades de Brasília (DF), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Salvador (BA), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ).
O presidente da CUT, Sérgio Nobre, postou um vídeo em seu perfil no Twitter em que faz uma convocação para o ato.
“Menos juros é mais investimento, mais emprego, mais saúde, mais educação. É melhoria na vida dos brasileiros. Participe, pois discutir a economia do nosso país é importantíssimo para a classe trabalhadora. Viva os trabalhadores do nosso país e fora Campos Neto”, diz Nobre.
Menos juros é mais investimento, mais emprego, mais saúde, mais educação. É melhoria para todo o país. 21 de março, dia de luta por #JurosBaixosJa #ForaCamposNeto. Atos em todo o Brasil. Veja no portal da @CUT_Brasil #centraissindicais #sindicatosfortee pic.twitter.com/xzv5X16R9G
— Sergio Nobre CUT (@CutNobre) March 16, 2023