Foto: Josué da Mata
A demolição do edifício Kátia Melo foi finalizada na manhã desta segunda-feira (12). O serviço teve início no sábado (10) e foi realizado por empresa contratada pela prefeitura de Jaboatão dos Guararapes após a administração do condomínio alegar não ter condições de custear o processo. No local, ainda estão entulhos da demolição, que devem ser removidos nos próximos dias
Segundo a prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, a demolição foi realizada porque havia um receio de um novo desabamento, já que a parte da estrutura que ficou de pé estava numa situação instável.
O prédio desabou parcialmente na terça-feira (6) sem deixar vítimas. A Rua Joaquim Marquês de Jesus, no bairro de Piedade, onde o edifício estava localizado, está interditada desde o dia do desabamento. Por medida de segurança, imóveis vizinhos foram evacuados.
De acordo com a Defesa Civil, um laudo técnico está sendo produzido em parceria com a prefeitura de Jaboatão dos Guararapes e o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) para apontar as causas do desabamento. Um prazo de 20 dias foi estipulado para a divulgação do documento.
O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, visitou nesta segunda-feira (12) o local. “Vim acompanhar de perto o serviço do recolhimento dos escombros do edifício Kátia Melo, e também, acompanhar a nossa equipe da Defesa Civil, que está vistoriando as casas vizinhas e dando permissão para que essas pessoas voltem para as suas casas, com tranquilidade e sem o medo de ter sua casa abalada de alguma forma. Queremos agradecer a compreensão de todos e agradecer a Deus que essa situação não tenha sido uma tragédia maior”, disse o prefeito Mano Medeiros.
Katharina Pimentel, proprietária de uma residência ao lado, agradeceu à equipe da Defesa Civil por todo o apoio prestado durante a interdição. “Queria expressar meu sentimento de gratidão a toda gestão do prefeito Mano Medeiros, principalmente à Defesa Civil, que diariamente me deixava atualizada sobre a situação do local. Agora, com o termo de desinterdição, posso voltar para o lar sem medo”, disse ela.
Um total de 16 famílias residia no edifício Kátia Melo, que desabou na última terça-feira (6), e não houve vítimas. Em relação à retirada dos escombros, a Prefeitura está definindo, junto à administração do condomínio, como será feita a remoção. O secretário executivo de Defesa Civil do município, Elton Moura, e a secretária de Infraestrutura do Jaboatão, Flávia Ribas, também acompanharam o trabalho.