A compesa paralisou o funcionamento de 61 unidades de abastecimento de água, devido às chuvas registradas desde quarta-feira (14) na Região Metropolitana do Recife e na Zona da Mata Norte e Sul. Segundo a Companhia, a suspensão no abastecimento se deve ao protocolo de segurança em áreas de morro. As cidades afetadas são Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Igarassu, Camaragibe e Cabo de Santo Agostinho, na RMR; Joaquim Nabuco, na Mata Sul; e Itaquitinga e Timbaúba, na Mata Norte.
Segundo a Compesa, com relação aos locais onde houve falta de energia, a companhia está em contato com a Neoenergia para adotar as providências necessárias que permitam restabelecer o funcionamento dos sistemas. No caso das paralisações por protocolo de segurança, o acionamento é feito sempre que o acumulado de chuvas ultrapassa 100 milímetros, aumentando a saturação do solo. Isso pode causar movimentação de terra e gerar danos às tubulações de água, aumentando a possibilidade de novos deslizamentos.
O retorno do abastecimento será feito à medida em que as vistorias técnicas identificarem essa possibilidade, com o aval da defesa civil de cada município. Já no caso da baixa qualidade da água dos mananciais, o retorno da operação depende da avaliação técnica decorrente do monitoramento contínuo realizado pela Compesa.