Duas pessoas foram presas em flagrante, no Aeroporto Internacional do Recife, após tentar levar para Europa 214 cápsulas de cocaína no estômago. A dupla carregava 2,6 quilos da droga e foi encaminhada a um hospital para retirar o entorpecente dos corpos, segundo a Polícia Federal (PF).
As prisões, que foram divulgadas na manhã desta quarta-feira, aconteceram na noite da segunda-feira, por volta das 22h, durante o trabalho de fiscalização de rotina no aeroporto, localizado no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul da cidade.
Em nota sobre esse caso, a PF informou que os presos, cujos nomes não foram divulgados, são uma mulher de 32 anos, natural de Fortaleza, e um homem de 21 anos, de Paragominas (PA). Eles foram impedidos de entrar em Lisboa pelo setor de imigração. No Recife, foram levados à sala da Polícia Federal no aeroporto, onde afirmaram ser casados e que estavam indo passar a lua de mel em Portugal, mas eles não tinham vínculo amoroso. Os policiais notaram o comportamento nervoso, inquieto e impaciente da dupla, que confessou estar carregando droga no estômago. Ao todo, foram encontradas 114 cápsulas de cocaína no corpo da mulher e 100 no homem, cada uma contendo 12 gramas da droga, com risco de rompimento e possível overdose fatal. Além da droga, foram apreendidos dois celulares, 195 libras e 400 euros. A dupla disse que o destino da cocaína era a Inglaterra, mas não revelou quem forneceu o entorpecente ou quem o receberia.
De acordo com o chefe de comunicação da Polícia Federal, Giovani Santoro, as pessoas cooptadas para fazer o transporte de droga no próprio corpo costumam passar por uma série de treinamentos por conta da dificuldade de engolir as cápsulas.