Na tarde desta quarta-feira (11), a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), esteve na rádio Hits FM para fazer um balanço de seus dois anos de gestão. Acompanhada pelos apresentadores André Welker e Ary Lima, a governadora abordou temas como segurança pública, saneamento, educação e investimentos, obras em andamento.
Raquel destacou os esforços para reorganizar as finanças do estado e buscar novos recursos. “Nos organizamos, reduzimos custos em cerca de R$ 2 milhões e fomos à luta para buscar recursos. Construímos parcerias com o governo federal e o presidente Lula, garantindo a execução de várias obras do PAC que são fundamentais para Pernambuco. Além disso, batemos recordes de captação de recursos. Fomos o estado que mais obteve financiamento junto à Caixa Econômica Federal”, afirmou.
A governadora também ressaltou importantes investimentos em infraestrutura hídrica no estado. “No Sertão, a gente já garantiu obras muito importantes, como a Adutora dos Negreiros, que é um sonho antigo do Sertão do Araripe, beneficiando cerca de 300 mil pessoas. É uma obra de R$ 300 milhões que nunca teve recursos para sair do papel, mas, com o empréstimo que conseguimos, estamos destinando esse valor e, em breve, o edital será lançado. Também estamos trabalhando nas barragens de contenção na Zona da Mata Sul. A Barragem de Panelas já está com 65% de execução, e retomaremos a obra da Barragem de Gatos nos próximos dias. Até o final de dezembro, lançaremos o edital da Barragem de Igarapeba, e o projeto da Barragem de Barra de Guabiraba está sendo atualizado, com previsão de lançamento até o primeiro trimestre do próximo ano. O governo federal já garantiu os recursos para essas obras”, revelou.
A governadora também falou sobre o programa Juntos pela Segurança, ressaltando investimentos significativos na área. “Trocamos 92% das viaturas e realizamos o maior investimento da história no Corpo de Bombeiros. Estamos adquirindo novos equipamentos, como viaturas 4×4, motocicletas e helicópteros. Além disso, estamos fortalecendo a Polícia Científica e as investigações com tecnologias que antes só víamos na televisão. Reformaremos batalhões e abriremos novas companhias para ampliar a segurança no estado”, disse Raquel.
Em tom de agradecimento, ela reconheceu os desafios enfrentados desde o início do mandato. “Estamos vivendo um momento novo. Ao completar dois anos de gestão, é hora de agradecer a todos que acreditaram em nós, não apenas durante a campanha, mas ao longo do governo. Sabíamos que arrumar a casa não seria fácil”.
Confira a entrevista completa no play abaixo: