O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) deve devolver R$ 292.699.250,33, entre os dias 26 de maio e 6 de junho, aos aposentados e pensionistas lesados pela fraude que desviou bilhões. A informação foi publicada pelo portal Metrópoles na manhã desta sexta-feira (09).
De acordo com informações do portal, o valor é referente às mensalidades de abril descontadas dos beneficiários por sindicatos e associações.
Os aposentados e pensionistas que tiveram descontos associativos em seus contracheques começarão a ser notificados, a partir da próxima terça-feira (13), por meio do aplicativo Meu INSS.
A informação foi anunciada hoje (8) pelo presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, durante entrevista coletiva, que contou com a participação também da AGU (Advocacia-Geral da União), CGU (Controladoria-Geral da União) e do Ministério da Previdência Social.
Além disso, nessa quinta-feira (8), 27 milhões de segurados serão informados, também por meio do aplicativo Meu INSS, de que não possuem e nunca possuíram qualquer desconto em folha de origem associativa.
E, a partir da próxima quarta-feira (14), aqueles que tiveram desconto deverão informar se as operações foram de fato autorizadas ou se foram prejudicados pelas fraudes para, então, solicitar o ressarcimento.