A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes realiza, em abril, diversas ações em alusão à Semana Municipal de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), dentro do Programa de Políticas Públicas Sociais (PPS), coordenado pela primeira-dama Andréa Medeiros. O objetivo é sensibilizar a população e garantir acolhimento às pessoas autistas e suas famílias nas áreas de Educação, Saúde e Assistência Social.
O prefeito Mano Medeiros destacou o compromisso da gestão com a causa. “A Semana Municipal de Conscientização do TEA foi criada para ampliar o apoio às pessoas autistas e envolver toda a sociedade na inclusão”, afirmou. A primeira-dama Andréa Medeiros também reforçou a importância da iniciativa. “Será uma semana especial, com diversas atividades para espalhar mensagens de respeito, empatia e amor ao próximo”, ressaltou.
Programação
Nesta quarta-feira (02), às 8h, acontece uma campanha de conscientização nos semáforos de Piedade, Prazeres e Jaboatão Centro, com a distribuição de laços alusivos ao autismo. Às 9h, o Projeto Cão Terapia realiza uma ação lúdica na CEMEI Professor Lindomar Domingos da Silva Anjos, na rua das Heroínas, no bairro de Cajueiro Seco, promovendo o bem-estar de crianças autistas por meio da terapia assistida por cães.
Ainda na quarta-feira, às 14h, ocorre uma caminhada alusiva ao autismo com concentração na Rua José Nunes da Cunha, em Candeias, próximo à Curva do “S”. A ação é uma parceria entre a Prefeitura e o Centro de Apoio e Integração de Portadores de Necessidades Especiais (Caine).
Na quinta-feira (03), às 13h, será realizado um seminário com o tema “O impacto da empatia sobre o TEA na construção de uma sociedade mais respeitosa e inclusiva”, no auditório da UNIFG, em Piedade. O evento é voltado para coordenadores educacionais, professores do atendimento especializado, conselheiros tutelares e lideranças do segmento TEA.
No sábado (05), às 9h, estudantes autistas da rede municipal, acompanhados de seus responsáveis, participam de uma sessão de cinema acessível no Shopping Guararapes, com a exibição do filme “Divertidamente 2”. Paralelamente, unidades educacionais, de saúde e de assistência social promovem palestras e oficinas sobre o autismo.
⸻
Outros programas voltados ao TEA e famílias atípicas que são colocados em prática pela Prefeitura Municipal do Jaboatão dos Guararapes.
LAÇOS AZUIS
O Programa Laços Azuis: Fortalecendo Famílias de Pessoas Atípicas apoia mães e cuidadores de pessoas com autismo e deficiência, promovendo acolhimento, troca de experiências e fortalecimento emocional. A iniciativa oferece palestras, momentos de lazer – como piqueniques, cinema e oficinas de arte – e cursos de capacitação, como corte e costura e confeitaria. Em fevereiro de 2025, a primeira palestra reuniu 80 mães, que tiveram acesso a recursos para melhorar sua qualidade de vida.
CURSO DE MÃES PARA MÃES
O Curso Mães para Mães – Florescendo Juntas no Conhecimento e Crescimento acontece bimestralmente, abordando temas sobre a criação de filhos com deficiência e autismo, interação e fortalecimento de vínculos. A iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania e pela Secretaria Executiva da Mulher, Família e Pessoa com Deficiência, segue até novembro, nos turnos da manhã (8h às 11h30) e tarde (14h às 16h30).
CUIDAR DE QUEM CUIDA
Lançado em agosto de 2024, o programa Cuidar de Quem Cuida já beneficiou mais de 500 mães, oferecendo suporte e assistência a mães e cuidadores de pessoas com deficiência, TEA e outros transtornos. A iniciativa disponibiliza serviços de beleza, autocuidado e acolhimento emocional.
LAZER SEM BARREIRAS
Projeto de inclusão social que oferece atividades físicas, esportivas e recreativas para crianças e adolescentes com deficiência e/ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), em um ambiente seguro e acolhedor, incentivando a participação das famílias.