Foto: Ralph Fernandes
A rede pública de ensino tem um encontro marcado com a cultura e as sonoridades da música de Pernambuco: no dia 1º de abril, os artistas Jonatas Onofre e Nando Zé levarão a instituições de ensino do bairro da Várzea, na Zona Oeste do Recife, o projeto do show “Olho D’água”, projeto aprovado na PNAB Recife multilinguagens que tem foco em apresentar às alunas e alunos as inspirações sonoras que levaram às músicas que compõem o álbum.
“Olho d’Água” vem do canto, da procura por uma ancestralidade negra em diálogo com outras fontes, outros interesses sonoros e poéticos que estão para além do que se espera de um compositor preto e periférico em diálogo com um instrumentista que vem de outras vivências”, descreve Alexandehn, um dos produtores do álbum junto com a dupla.
“Daí a importância do encontro com Nando Zé, da sua chegada trazendo um toque diferente de sensibilidade e energia pro som, além do apuro técnico, da ousadia em recriar junto essa canção, principalmente o componente percussivo dessa ancestralidade, outra que ele consegue fazer dialogar com a minha voz e as minhas teclas. Quando chegaram os outros músicos que estão com a gente no disco e no show isso tudo se expandiu de maneira maravilhosa”, explica Jonatas.
As aulas ocorrerão na EREM Olinto Victor às 16h e às 19h, e depois na Escola Municipal Doutor Rodolfo Aureliano às 20h: serão abertas à comunidade escolar e mesclarão diálogo e música, uma aula dinâmica e cheia de sons: “Também abordaremos na aula essa coisa da trajetória do artista periférico, literalmente vizinho dos alunos do bairro; a luta para alcançar um palco oficial, o incentivo para aqueles que podem estar ali sonhando em trabalhar com arte um dia também…”, afirma Jonatas.
*LANÇAMENTO DO CD*
As aulas espetáculo são um aperitivo para o lançamento do CD, que ocorrerá dia 11/4, às 19h30, no Teatro Apolo. O disco “Olho D’água” é um projeto independente que vem sendo produzido desde meados de 2024.
As gravações foram feitas no Secreto Estúdio (Recife), sob os comandos técnicos de Pedro Bettin e com as participações especiais de André luiz (trompete) Luciano Emerson Leite (flauta, sax e clarinete) e Natalício Sales (percussão).
Com incentivo da PNAB Recife, através da Prefeitura do Recife, da Secretaria de Cultura, Fundação de Cultura Cidade do Recife e Governo Federa, Jonatas e Nando viabilizaram o show de lançamento e as aulas espetáculos para levar o produto até onde artistas independentes nem sempre conseguem chegar: “A aula espetáculo ‘Olho d’Água: das pedras vermelhas aos rumos do mar’ será um passeio pelas nossas trajetórias, costurada pela apresentação ao vivo de algumas canções do disco. Ressaltando a importância do sertão como nascedouro do projeto e trazendo relatos tanto da vivência de Jonatas como produtor periférico, como das aventuras que eu, ele e Alexandehn (a trupe que circulou pelo interior com o espetáculo) vivemos até chegar à capital”, explica Nando Ze.
“Um dos objetivos principais desse encontro é estimular o surgimento de novos artistas no contexto da periferia onde as escolas estão inseridas”, finaliza Alexandehn.
Com produção dos próprios artistas em parceria com o produtor Alexandehn, fotos de Ralph Fernandes e arte da capa por Gust a partir de uma ilustração original de Felipe Lemos exclusiva para o projeto, o álbum estará nas plataformas dia 11 de abril de 2025. Antes, alguns singles serão lançados nas plataformas de forma avulsa: para ouvir basta pesquisar “Jonatas Onofre & Nando Zé”.