Em visita ao Recife, nesta quarta-feira (23) o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), assinou, com a governadora Raquel Lyra (PSDB), a homologação do acordo para a gestão compartilhada de Fernando de Noronha entre a União e Pernambuco.
“Participei hoje da assinatura do Acordo de Noronha para demonstrar o compromisso do governo federal com o povo de Fernando de Noronha e com o diálogo. Trabalharemos com o governo do estado para cuidarmos do arquipélago”, declarou Lula.
Após a assinatura, o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), fez um discurso. Ele foi o relator do processo que envolveu a disputa pelo arquipélago, em 2022. “Estamos dando um passo importantíssimo, na verdade, estamos inaugurando uma nova era, uma era em que encerramos um litígio e começamos uma era de diálogo e de harmonia”, afirmou.
Participei hoje da assinatura do Acordo de Noronha para demonstrar o compromisso do governo federal com o povo de Fernando de Noronha e com o diálogo. Trabalharemos com o governo do Estado para cuidarmos do arquipélago.
🎥: @ricardostuckert pic.twitter.com/XQScqrQAbS
— Lula (@LulaOficial) March 22, 2023
O presidente chegou ao Recife na tarde desta quarta (22), por volta das 13h50, após cumprir agenda na Paraíba durante a manhã.
Além da assinatura, Lula relançou o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e participa da solenidade de recriação do Condraf, que é o Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável.