O cantor Lenine, o bloco Madeira do Rosarinho e a chef de cozinha Carmen Virgínia serão os homenageados do carnaval do Recife em 2026. O anúncio dos nomes foi feito na noite desta segunda-feira (3), pela prefeitura do Recife.
De acordo com a prefeitura, a escolha dos homenageados atende a critérios de representatividade e deferência “para evidenciar as pessoas e entidades que promovem a festa”.
“Existem muitos artistas que remetem diretamente ao Carnaval do Recife mas que, ao contrário da percepção popular, ainda não foram homenageados oficialmente, como Elba Ramalho no ano passado, e Lenine esse ano, por exemplo. Figuras que já são parte integral da cultura da nossa cidade e que sentimos que é um dever institucional nosso, como gestão municipal, prestar esse tributo”, explicou o prefeito João Campos.
“Madeira do Rosarinho, que completa 100 anos, numa marca especial. E Carmen Virgínia, com a sua história e tradição, trazendo a mistura da fé com a cultura, que é uma marca própria do Carnaval, presente também. Então, é uma alegria ter essas três entidades sendo representadas e homenageadas no maior e melhor Carnaval do mundo, que é o do Recife”, completou.
Segundo a prefeitura, os três escolhidos foram recebidos pelo prefeito João Campos (PSB). Em nota divulgada à imprensa, ele afirmou que decidiu priorizar personalidades e grupos que, “ao contrário da percepção popular”, ainda não tinham sido agraciados antes, como foi o caso de Elba Ramalho, homenageada na folia de 2025.






















