Uma manutenção da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) vai deixar, por 72 horas, a partir desta terça-feira (22), pelo menos 2 milhões de moradores de mais de 60 bairros do Recife, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana, sem abastecimento de água.
Isso acontece por conta de uma paralisação no Sistema Pirapama, administrado pela companhia. A interrupção no abastecimento ocorrerá às 20h desta terça e a previsão é que termine às 8h da sexta-feira (25). O serviço em si só deverá começar na manhã da quarta-feira (23).
Está é a primeira vez que o maior sistema de abastecimento do estado recebe uma manutenção preventiva desde sua inauguração, em 2008. Conforme a Compesa, a medida tem como objetivo ampliar a eficiência e recuperar a vazão de 200 litros de água por segundo. A previsão é que o serviço seja finalizado às 20h do dia 24 de julho e ainda serão necessárias cerca de 12 horas para que o abastecimento volte ao normal.
Pirapama fica localizado no Cabo de Santo Agostinho e é responsável por abastecer 35% das torneiras da Região Metropolitana e produz 5.130 litros de água (5,13 m³ água/segundo). Todo o município do Cabo será afetado pela paralisação, com exceção de Charneca, Novo Horizonte, Rosário e Gaibu (abastecidas por outro sistema).