Representantes do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) vão se reunir com ministros do governo Lula para discutir a privatização do Metrô do Recife. Segundo o grupo, caso um acordo não seja feito ou alguma medida concreta seja estabelecida, uma greve não é descartada.
A reunião está marcada para esta quarta-feira (20), em Brasília (DF). O sindicato se reunirá com a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Ester Dweck, e com o ministro da Casa Civil, Rui Costa.
Segundo o portal Folha de Pernambuco, já na quinta-feira (21), está marcada uma assembleia da categoria, a partir das 18h, na Praça da Greve, que fica na Estação Central do Recife, no bairro de São José, Centro. Lá, os representantes do sindicato vão repassar tudo que foi discutido na reunião com o governo e, em conjunto, decidir os próximos passos dos trabalhadores.
A reunião foi articulada na última sexta-feira (15), durante a agenda do presidente Lula em Pernambuco. O dia foi marcado por paralisação do modal por 24 horas, muito transtorno para a população e muita pressão feita pela categoria.
Em maio, o Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI), presidido pelo ministro Rui Costa, aprovou as condições iniciais para concessão do Metrô de Recife, operado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), à iniciativa privada. O órgão é formado por sete ministérios e três bancos públicos, e recomenda ao Presidente da República os projetos que integrarão o PPI.
O processo deve acontecer por licitação conduzida pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Em conjunto à outourga à iniciativa privada, a União vai transferir para o Governo de Pernambuco os bens imóveis e ativos necessários para o funcionamento do metrô, que conta com 37 estações e duas linhas: Centro e Sul. Até o momento, no entanto, ainda não há um prazo estabelecido para que todo o processo seja iniciado.






















