O programa Desenrola Brasil, do governo Federal, lançado na última segunda-feira (17), já está sendo alvo de criminosos para aplicar golpes. O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) abriu uma investigação para apurar golpes online envolvendo o programa.
De acordo com o MPMG, os criminosos criam sites falsos, com símbolos do governo e do Desenrola, e promovem anúncios nas redes sociais para atrair pessoas interessadas em “limpar o nome”. Há ofertas de desconto de até 99%.
De acordo com especialistas no assunto, a primeira etapa das investigações consiste no monitoramento e na identificação dos sites falsos e perfis em redes sociais, que já estão no ar apenas dois dias depois do lançamento do programa. Depois, o MPMG vai buscar a indisponibilidade desses endereços. Os suspeitos podem responder por invasão de dispositivo informático, estelionato e crimes contra a economia popular.
Os interessados em renegociar dívidas por meio do Desenrola Brasil devem procurar os sites oficiais do governo federal e das instituições bancárias, e nunca clicar e em links enviados por meio de aplicativos de mensagens ou qualquer outro lugar.