O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida desembarca no Recife nesta segunda-feira (16) para avaliar as condições do Complexo Prisional do Curado. A iniciativa, que faz parte do projeto “Caravana dos Direitos Humanos”, prevê uma vistoria nos três presídios que compõem o Complexo, além de reuniões com os profissionais das unidades, representantes da sociedade civil e do governo do Estado. A agenda segue até quarta-feira (18).
Acompanhado de uma comitiva, o ministro deve se reunir com representantes da Força de Cooperação Penitenciária (Focopen) e com trabalhadores do sistema prisional. Já na terça-feira pela manhã, será a vez da vistoria no Complexo do Curado. À tarde, está agendada uma reunião com atores institucionais responsáveis por dar cumprimento às medidas do Complexo do Curado e um encontro com representantes da sociedade civil.
Integrante do Conselho da Comunidade da 3ª Vara de Execuções Penais da Capital e coordenadora do Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura, Wilma de Melo vê com grande expectativa a vinda do ministro ao Recife para discutir o sistema prisional. Ela, inclusive, deve apresentar uma lista de cobranças antigas que precisam ser adotadas pelo Estado para minimizar os problemas históricos nos presídios do Curado.
*Com informações do Jornal do Commercio