Os Motoristas de ônibus que atuam na empresa Vera Cruz paralisaram as atividades nesta segunda-feira (29), na Região Metropolitana do Recife. Os profissionais exigem uma resposta da empresa sobre o que deve acontecer com os motoristas caso as linhas sejam transferidas para outras operadoras do Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP). O protesto ocorreu no bairro de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.
Por conta do protesto, houve atrasos nos Terminais Integrados do Barro, Tancredo Neves, Aeroporto, Cajueiro Seco e em outros bairros do Grande Recife. A Polícia Militar (PM) precisou ser acionada para atuar em um possível desentendimento entre um motorista e o presidente do Sindicato dos Rodoviários do Recife e Região Metropolitana, Aldo Lima.
Ao todo, 14 linhas faltam ser transferidas e isso deve ser feito até o fim de agosto por conta de uma crise financeira e operacional que a Vera Cruz enfrenta. Estas linhas devem ficar sob responsabilidade da Borborema e da Metropolitana, cada uma operando sete.
Outras 12 linhas já foram repassadas para outras operadoras em abril, quando a empresa solicitou ao Governo de Pernambuco a devolução e transferência de parte de sua operação.
Linhas que devem ser repassadas para a Borborema:
124 – VILA DO SEI/TI TANCREDO NEVES
125 – CÓRREGO DA GAMELEIRA/TI TANCREDO NEVES
151 – JARDIM JORDÃO/TI AEROPORTO
152 – JORDÃO BAIXO/TI AEROPORTO
153 – JORDÃO ALTO/TI AEROPORTO
154 – JORDÃO (BACURAU)
155 – JORDÃO BAIXO/BOA VIAGEM
Linhas que devem ser transferidas para a Metropolitana:
126 – UR-03/TI TANCREDO NEVES
131 – UR-02 BACURAU
132 – (IBURA)/TI TANCREDO NEVES
134 – LAGOA ENCANTADA/TI TANCREDO NEVES
141 – JARDIM MONTE VERDE/TI TANCREDO NEVES
143 – UR-06/TI TANCREDO NEVES
168 – TI TANCREDO NEVES (CDE. BOA VISTA)