Pela primeira vez, a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-PE) vai ser dirigida por um trio de mulheres. Hoje (23), a partir das 19h, será empossada a nova diretoria da entidade. No comando da gestão do triênio 2025/2027, estão a CEO do Hub Ser.Tão People, Dani Maciel; a diretora de Gente e Gestão do Grupo Iquine, Márcia Gonçalves, no Conselho Deliberativo; e a Head de Capital Humano do CESAR, Andrea Queiroz, no Conselho Fiscal. A cerimônia de posse acontece no auditório do CESAR – Moinho, no bairro do Recife.
O trio promete trazer muita inovação, liderança e conexão à área de Recursos Humanos em todo o Estado, com foco em ações que promovam um futuro mais humano e colaborativo. Para a ocasião, estão sendo convidados gestores, líderes empresariais, profissionais de Recursos Humanos, além de membros da gestão ABRH-PE e ABRH-Brasil. Além de ouvir sobre as perspectivas da entidade para os próximos três anos de gestão, os convidados vão participar da palestra “Reflexões inspiradoras sobre o futuro do RH”, ministrada pelo CEO do Ecossistema GPTW, Ruy Shiozawa.
Acumulando uma grande expertise na área, Dani Maciel, que é especialista em Clima e Cultura Organizacional com certificação em Well Being, antecipa que a diretoria terá como missão transformar as relações de trabalho, fortalecendo a gestão estratégica de pessoas em Pernambuco. “Tenho consciência de que nos próximos três anos, enfrentaremos grandes desafios, mas também inúmeras oportunidades. Nossa atuação estará pautada em temas cruciais para o futuro do trabalho e para o fortalecimento das organizações como espaços de crescimento humano. Vamos avançar em diversidade e inclusão, promovendo iniciativas que garantam ambientes equitativos e representativos, onde cada pessoa se sinta valorizada por quem é e pelo que traz para a mesa”, ressalta a presidente.
A ideia, segundo ela, é intensificar o debate sobre as novas relações de trabalho e a empregabilidade, entendendo o que as transformações e os novos formatos contratuais trazem para a sociedade. Temas sensíveis como o etarismo estarão na pauta da nova gestão, que quer estimular uma visão que respeite a experiência dos profissionais em todas as fases da vida.
Maciel destaca ainda que a saúde e o bem-estar também serão prioridades da gestão. As atuais representantes da área de Recursos Humanos entendem que felicidade organizacional vai muito além de benefícios corporativos – ela está ligada à criação de um ambiente seguro, inclusivo e acolhedor. A nova gestão promete investir na promoção e difusão de práticas que cuidem da saúde mental, emocional e física dos colaboradores.
Paralelamente, elas querem ser agentes da inovação e entender o impacto da inteligência artificial nas relações humanas. Para elas, a tecnologia deve ser uma aliada na valorização das pessoas, e não uma ameaça. O compromisso será equilibrar o avanço tecnológico com um olhar atento para o fortalecimento das relações humanas, reforçando que, no centro de qualquer transformação, está o ser humano.
E, por fim, uma das prioridades da nova ABRH-PE será formar líderes que sejam estrategistas, gestores humanos e transformadores. Além disso, está capacitar empresas e profissionais para construir organizações mais humanas, ágeis e preparadas para os desafios que virão.
Abaixo segue as mini-bios:
DANI MACIEL
Founder e CEO da Ser.Tão People
Palestrante
Estrategista de Pessoas e Negócios
Mentora de Performance – Doses de Foco
Especialista em clima e cultura organizacional – Mulher do Tempo
Certificada em Well-Being
Facilita treinamentos e workshop para líderes
Diretora da ABRH Brasil
Ex-Sócia diretora do GPTW PE/AL
Mestre em Geociências pela UFPE
MÁRCIA GONÇALVES
Conselheira e presidente do Conselho Deliberativo da ABRH-PE. Lidera a agenda ESG na ABRH-PE. Especialista em cultura e assessment para avaliação de potencial, apaixonada pelo desenvolvimento humano, leitura e séries.
Diretora de Gente, Gestão e ESG no Grupo Iquine. Psicóloga com mestrado em Administração, com foco no desenvolvimento de competências, mentora, especialista em desenvolvimento de líderes e impulsionar a cultura organizacional.
Experiência na estruturação das áreas de Gente & Gestão, ESG e Inovação, alinhando-as aos objetivos do negócio. Certificada internacionalmente em Cultura (Barrett Values) e Gestão da Mudança (Prosci).
ANDREA QUEIROZ
Conselheira e presidente do Conselho Fiscal da ABRH/PE.
Graduada em Administração de Empresas e Mestra pela UFPE em finanças corporativas. Há 7 anos se especializou em RH ágil pela HSM management.
Com mais de 15 anos de experiência, hoje ocupa a posição de Head de Capital Humano no Centro de Inovação C.E.S.A.R. onde vem conduzindo a transformação digital e estratégica da área.
Apaixonada por desafios que geram impacto positivo e transformação na vida das pessoas e das organizações.