O município de Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR), registrou, nas 24 horas contabilizadas até 7h40 desta terça-feira (28), um total de 80,16 milímetros de chuva. A madrugada foi de chuvas fortes em Pernambuco, com registro de raios e trovões.
A cidade lidera o ranking dos maiores acumulados de chuva no Estado, segundo monitoramento da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). O total foi registrado na estação do bairro de Jardim Fragoso.
No Recife, no mesmo período, o acumulado chegou a 79,8 mm na estação de Lagoa Encantada. O terceiro lugar onde mais choveu em Pernambuco foi Itapissuma, com 79,49 mm.
A Apac renovou, na noite de segunda-feira (27), alerta laranja de chuvas, colocando todo o Estado de Pernambuco em estado de atenção.
De acordo com a agência, as fortes chuvas são causadas pela ação do fenômeno meteorológico Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL), que se desloca do oceano por Pernambuco e pela Paraíba. O DOL causa pancadas de chuvas muitas vezes acompanhadas por trovoadas, como as registradas durante a madrugada.