Foto: divulgação
Pernambuco vai receber 1.671 câmeras corporais, conhecidas como “bodycams”, para serem usadas por policiais militares. De acordo com a governadora Raquel Lyra (PSD), os equipamentos, que serão entregues pelo governo federal, devem chegar nos próximos seis meses. As câmeras corporais são equipamentos de uso individual acoplados às fardas dos agentes nas ruas, próximo ao peito.
O anúncio foi feito na segunda-feira (8), durante solenidade de entrega de R$ 15 milhões em investimentos para segurança pública. Raquel Lyra foi questionada sobre o uso das bodycams e lembrou que, em Pernambuco, há 187 câmeras usadas pelo 17º Batalhão da Polícia Militar, em Paulista, no Grande Recife.
Agora, a implementação será expandida por meio de convênio com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP),. O investimento é de R$ 23,9 milhões, sendo 1% de contrapartida estadual.
O recurso inclui, além das câmeras, solução de armazenamento das imagens, monitoramento e transmissão, com duração inicial de dois anos. Ainda segundo Raquel Lyra, a licitação federal está atrasada.
Durante a solenidade no Palácio do Campo das Princesas, área central do Recife, Pernambuco entregou 5.923 pistolas Glock calibre nove milímetros, 6,7 mil algemas, 18 drones, 217 tablets e um veículo de transporte de cães para operações da Polícia Civil.