Começa a valer em 28 outubro deste ano, a nova modalidade do Sistema de Pagamentos Instantâneos do Banco Central, o Pix Automático. Na prática, a nova forma de pagamento será semelhante ao débito automático, que pode ser autorizado nas contas bancárias, com a diferença de que poderá ser feito por Pix.
Segundo o BC (Banco Central), a modalidade será a única novidade deste segundo semestre, conforme agenda evolutiva do Pix. Já Pix por aproximação será lançado em fevereiro de 2025, como anunciado nesta quinta-feira (4), com as novas regras para o sistema Open Finance.
O Pix automático poderá ser usado para fazer pagamentos, como contas de água, luz, telefone, condomínio, escola, plano de saúde etc. A pessoa só precisa dar autorização prévia para o início das cobranças. Depois, os débitos serão feitos automaticamente.
A principal vantagem em relação ao débito automático, conforme a autoridade monetária, além da instantaneidade nas transações, será a não cobrança de tarifas, no caso de pessoas físicas. O Pix automático poderá alcançar uma quantidade maior de usuários, na comparação com o débito automático.
Fonte: R7