A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou nesta quarta-feira (25) uma operação contra mais de 60 suspeitos de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em 20 estados do Brasil. A operação é chamada de “Efeito Helicóptero”.
Estão sendo cumpridos 66 mandados de prisão e outros 84 de busca e apreensão para desarticular uma organização criminosa voltada ao tráfico de drogas e à lavagem de dinheiro. Em Pernambuco, há alvos em oito cidades: Recife, Igarassu, Abreu e Lima, Jaboatão dos Guararapes, Petrolina, Caruaru, Limoeiro e Itaquitinga.
A ação é coordenada em parceria com a Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública.
No Estado, os alvos estão indo para o Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri) e para o Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Dracco). A Operação Efeito Helicóptero também tem sequestro de veículos e imóveis, bloqueio judicial de ativos financeiros e criptoativos e revogação do registro e/ou porte de arma de fogo.
Entre os estados onde são cumpridos mandados, estão:
- Amazonas
- Piauí
- Roraima
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Paraná
- Santa Catarina
- São Paulo
- Ceará
- Rio de Janeiro
- Rio Grande do Sul
- Pará
- Paraíba