Foto: Getty Images
Portugal inicia nesta terça (6), o projeto-piloto para testar a semana de quatro dias de trabalho em vez da tradicional jornada de cinco, de segunda a sexta. A experiência conta com adesão de 39 empresas e mais de mil trabalhadores.
Segundo o jornal português Correio da Manhã, a maioria das empresas que aderiram à semana reduzida é ligada à informática e consultoria. As demais são dos setores da indústria e comércio, construção, saúde, apoio social e educação.
O projeto de redução do número de horas trabalhadas sem diminuição de salário será avaliada até a última semana de novembro.
Mas Portugal não é o único país a testar essa ideia. Empresas do mundo todo estão experimentando essa novidade em busca de maior satisfação e produtividade para os seus funcionários.
No Brasil, serão aplicados testes para avaliar os benefícios de uma semana de trabalho de quatro dias com iniciativa da 4 Day Week, uma comunidade sem fins lucrativos que realiza projetos-pilotos como esse em todo o mundo, e da brasileira Reconnect Happiness at Work.
O projeto lançou um formulário em seu site oficial para que as empresas interessadas tirem as suas dúvidas. As sessões de esclarecimento serão realizadas ainda neste mês junho, segundo a iniciativa.