Em comemoração ao dia do consumidor, celebrado nesta quarta-feira (15), o Procon Recife passou a receber denúncias de crimes envolvendo as relações de consumo pelo WhatsApp. O número para fazer queixas é 3355-3286.
De acordo com o órgão, trata-se de um canal com atendimento automatizado, que registra ocorrências e oferece informações, como cartilhas informativas sobre os direitos do consumidor. “É uma ferramenta tecnológica amplamente acessível, que está à disposição de todos. O usuário terá acesso a um canal intuitivo e robotizado; a partir da queixa, denúncia ou reclamação, vamos fazer a intermediação e responder também pelo WhatsApp”, diz Pablo Bismack, secretário-executivo do Procon Recife.
Além do novo canal para receber denúncias, o Procon do Recife planejou outras ações para marcar a data.
Uma equipe está atuando nesta quarta, desde 10h às 15h, no Boulevard da Avenida Rio Branco, na lateral da Associação Comercial de Pernambuco, Bairro do Recife, para dar orientações aos consumidores sobre direitos e garantias.
Amanhã, quinta-feira, haverá palestra na Câmara de Vereadores sobre superendividamento e práticas abusivas bancárias. Uma das ideias é alertar a população para algumas práticas proibidas pelo Código de Defesa do Consumidor.
Entre elas está o envio de correspondência com um cartão de crédito do banco que não foi solicitado previamente. Em alguns casos, há cobrança de taxas, mesmo antes do desbloqueio.
Outro alerta é para as ligações indesejadas de cobrança. O Procon informa que o problema é que empresas terceirizadas ultrapassam os limites e agem de forma inconveniente.
Consumidores recebem telefonemas várias vezes ao dia de diferentes números, fora do horário comercial ou no ambiente de trabalho.