Na próxima segunda-feira (20), Abreu do Una – distrito de São José da Coroa Grande – recebe o Projeto “Jovens da Pesca”. A iniciativa é uma realização do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). Nesta fase, as ações serão realizadas em campo, em Abreu do Una, com apoio da Associação das Mulheres Pescadoras Artesanais de São José da Coroa Grande (AMPAS – Abreu do Una).
O “Jovens da Pesca” realizou sua primeira capacitação com jovens que fazem parte da cadeia produtiva da pesca artesanal na comunidade de Brasília Teimosa. No total, foram impactados diretamente e indiretamente mais de 130 famílias de pescadores e pescadoras artesanais. O projeto proporcionou que os jovens atingissem a dimensão comunitária com a realização de atividades teóricas, discutindo temas fundamentais para a cadeia produtiva da pesca artesanal e também com a realização de atividades práticas em locais significativos de Brasília Teimosa, tais como a colônia de pescadores Z1 e a Associação de Pescadores. Também promoveu a interação com embarcações de pesca e locais que tratam e comercializam o pescado na comunidade, potencializando o convívio positivo com o ambiente familiar e a relação de seus familiares com o ambiente de trabalho da pesca artesanal.
O projeto é coordenado pelo doutor em Sociologia e professor do departamento de Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Gilson Antunes, e faz parte do programa Saberes das Águas, do Ministério da Pesca e Aquicultura para as comunidades pesqueiras. O “Jovens da Pesca” é uma das poucas ações direcionadas exclusivamente para a juventude desse segmento. “A proposta é aprimorar as habilidades profissionais dos jovens pescadores e pescadoras, incentivando-os a registrar suas vivências e compartilhar a realidade de suas comunidades de forma criativa e autêntica”, explica o coordenador.
Com o intuito de conectar as práticas tradicionais da pesca ao mundo digital, a proposta levará a jovens pescadores e pescadoras artesanais e seus familiares, entre 15 e 29 anos, uma capacitação digital no uso de novas tecnologias para a comunicação. Serão cinco dias de oficinas distribuídas entre os dias 20 e 24 de janeiro, a serem realizadas na Associação das Mulheres Pescadoras Artesanais de São José da Coroa Grande (AMPAS – Abreu do Una). No último dia de oficina, o secretário Nacional da Pesca, Cristiano Ramalho, estará presente para conferir o resultado deste que é o primeiro projeto focado na cadeia produtiva da pesca voltado para os jovens.
Durante os encontros, os participantes irão aprender estratégias para produzir conteúdo através da utilização de celular na captação e edição de fotos; Nos dias 27 e 28 de janeiro, os jovens irão participar da oficina de Avaliação Crítica que também integra o projeto e tem o objetivo de extrair dados qualitativos, a partir da visão dos jovens, para que o Ministério possa elaborar políticas públicas focadas na cadeia produtiva da pesca artesanal.
As oficinas serão ministradas por Anderson Stevens. Com mais de 20 anos de carreira, o fotógrafo está atualmente na direção da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos da Imprensa de Pernambuco (ARFOC). Além disso, sua atuação passa por experiências no fotojornalismo, cobertura de eventos e projetos sociais. O Projeto “Jovens da Pesca” prevê ainda atividades em comunidades pesqueiras na Ilha de Deus, no Recife, e em Goiana.
SERVIÇO:
O quê? Oficina de Comunicação e novas tecnologias
Quando? Segunda-feira (20/01) à Sexta-feira (24/01)
Horário?
Segunda das 14h às 17h
Terça à Sexta das 9h às 13h
Informações e inscrições pelo (81) 99644.1577 ou através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdeKQ9SpemrOciSh55PwEm4VJ3opQkdX0_8OdLoo3q4Zhv5Ag/viewformfbclid=PAY2xjawHERfRleHRuA2FlbQIxMQABptwrQSVC1o_aw1U2Aucbt03n9_1BjC7dj_HGxkjbwDcQCaEzPF2MmtaDbQ_aem_w-5UHbrsd3JSQsPODozuhQ
Intagram do Projeto: @jovensdapesca.ufpe
O quê? Oficina de avaliação crítica
Quando? Segunda-feira (27/01) e terça-feira (28/01)
Horário? Segunda das 14h às 17h/ Terça das 9h às 13h
Onde? Associação das Mulheres Pescadoras Artesanais de São José da Coroa Grande (AMPAS – Abreu do Una)
Fonte: Assessoria de Imprensa