O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) atinge cerca de 5% a 8% das crianças em todo o mundo, segundo dados do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde. Números que reforçam a urgência de estratégias terapêuticas acessíveis, integradas e eficazes. Pensando nisso, o assunto é um dos temas escolhidos pela clínica Argos, especializada em psicomotricidade relacional, para compor um e-book gratuito em comemoração aos seus 15 anos de atuação. Numa linguagem simples voltada para famílias, educadores e profissionais de saúde, o material traz experiências, reflexões e vivências que ajudam a compreender a escuta do corpo na infância em casa, na escola e na clínica. O material está disponível no link: https://www.canva.com/design/DAGpgryor4M/p2jie58QG3VYSZCQBjTV5Q/view
O objetivo é oferecer uma ferramenta poderosa para a saúde e bem estar infanto-juvenil, ao elencar os benefícios de várias abordagens da psicomotricidade, como por exemplo, a possibilidade de terapia em grupo, aliada ao movimento, à expressão corporal e à vivência coletiva, para impactar positivamente o comportamento, o foco, a autoestima e o desenvolvimento motor de crianças e adolescentes com TDAH. O texto revela como o grupo terapêutico se torna um espaço potente de aprendizagem emocional, oferecendo não apenas regras, mas a oportunidade de se ver, se reconhecer e se transformar a partir da relação com os outros. Uma proposta que soma a escuta do corpo, o brincar simbólico e as dinâmicas em grupo para ajudar a transformar impulsividade em expressão criativa, agitação em movimento consciente, e dificuldade de socialização em vínculos reais e saudáveis. A acessibilidade às terapias é outra preocupação do grupo que oferece a Clínica Social com valores acessíveis para famílias de menor poder aquisitivo.
A psicomotricista Patrícia Távora, autora dos 10 artigos que deram origem ao e-book e também fundadora e diretora da Argos, está disponível para entrevistas. O livro online traz textos sobre temas de igual importância para a infância e adolescência como: traumas, o que está por trás da timidez, a importância dos jogos educativos e do brincar, a atenção ao silêncio; o risco do rótulo da “criança difícil”. O material também está disponível no site e nas redes sociais da Argos. O lançamento oficial acontece no dia 12 de julho, na sede da Argos, na Rua Manoel da Costa, 128, Torre, Recife.
O Corpo conta Histórias: E-book para quem educa, acolhe, brinca e transforma.