Pernambuco deve ter um prejuízo de mais de R$ 377 milhões devido à tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. Embora o tarifaço tenha poupado uma lista de itens exportados, ficaram de fora da lista de isentos alguns dos produtos mais exportados pelo estado, como frutas e açúcar, este último com uma exportação anual de 58 mil toneladas.
Diante do cenário, a governadora Raquel Lyra (PSD) emitiu um pronunciamento em que disse ter pedido auxílio ao governo federal para proteger os empregos e empresas pernambucanos. A gestora solicitou, entre outras coisas, linhas emergenciais de crédito e medidas compensatórias para os setores afetados.
Do total de produtos exportados por Pernambuco, cerca de 4,5% foram para os Estados Unidos, o que equivale a, aproximadamente, US$ 54 milhões. Mangas, uvas, cana-de-açúcar e aço são alguns dos itens que não foram isentos do tarifaço e que, agora, devem ser impactados
Em seu pronunciamento, Raquel Lyra disse que a medida adotada pelo presidente estadunidense Donald Trump “gera instabilidade e pode afetar as relações comerciais com Pernambuco”, e que o governo estadual tem como prioridade máxima “proteger os milhares de empregos que dependem do dinamismo da economia do estado, atuando ao lado do setor produtivo”.
A governadora informou que, na terça-feira (5), vai a Brasília, com os outros governadores do Nordeste, para uma reunião com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
Fonte: G1 PE