A Receita Federal libera, a partir desta sexta-feira (22), a consulta ao lote da malha fina de novembro. Cerca de 221.597 contribuintes, que regularizarem pendências com o Fisco, terão direito à restituição do Imposto de Renda, totalizando R$ 558,8 milhões.
Entre os beneficiados, estão 8,6 mil contribuintes do Rio Grande do Sul, que tiveram prioridade devido às enchentes no estado neste ano. O lote também inclui restituições residuais de anos anteriores.
Grande parte dos contribuintes prioritários, cerca de 88.246 pessoas, utilizou a chave Pix do tipo CPF ou a declaração pré-preenchida para agilizar o reembolso. O pagamento será realizado no dia 29 de novembro, diretamente na conta ou na chave Pix informada na declaração.
Para conferir se está na lista, basta acessar a página da Receita Federal, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. A consulta também pode ser feita pelo aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
Em caso de problemas, como contas desativadas, os valores ficam disponíveis para resgate no Banco do Brasil por até um ano. Após esse prazo, o contribuinte deverá solicitar o reembolso no portal e-CAC, no menu “Declarações e Demonstrativos”.
Fonte: Agência Brasil