Recife está em estágio de atenção devido às fortes chuvas que atingem a capital pernambucana desde o fim desta segunda-feira (27). De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima, choveu 75,35 mm nas últimas 12h.
O Centro de Operações do Recife (COP) colocou a Cidade no nível intermediário de alerta à 1h30. O painel do COP apontava, às 7h05, trânsito moderado no Recife, chegando a 115 quilômetros de congestionamento.
Além dos pontos de alagamentos, duas árvores caíram no Recife na madrugada desta terça-feira (28), no bairro das Graças, devido às fortes chuvas. Uma das árvores caiu na Rua Teixeira Pinto, atingindo a fiação e o muro de uma residência. O fornecimento de energia na região precisou ser suspenso. A outra ocorrência foi no cruzamento da Rua Joaquim Nabuco com a Rua Monsenhor Ambrosino Leite, onde foi necessário desligar a energia apenas da residência mais afetada.
A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) divulgou os pontos de alagamento no Recife por conta do temporal. Confira os trechos:
Av. Abdias de Carvalho x Av. do Forte (Chesf)
Av. Recife x Av. Dom Hélder Câmara
Av. Maurício de Nassau x Rua Pereira Coutinho Filho (sentido subúrbio)
Av. Visconde de Pelotas, sob o pontilhão de Afogados
Av. Norte x Av. Cruz Cabugá (sentido cidade)
Av Mascarenhas de Moraes x Rua Jean Emile Favre ( nos dois sentidos)
Apac
De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Olinda e Recife foram as cidades onde mais choveu em Pernambuco nas últimas 24h. Respectivamente, 79,6 mm e 78,6 mm. A previsão é de continuidade de pancadas de chuva com intensidade moderada ao longo desta terça-feira (28) para Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte e Sul, Agreste e Sertão, o que coloca o Estado de Pernambuco em estado de alerta, de acordo com o último aviso meteorológico.
Em caso de emergência, entre em contato com a Defesa Civil do Recife pelo telefone 0800 081 3400. Há abrigo disponível no Centro Social Bidu Krause, no bairro do Curado, para acolher famílias e moradores que precisarem deixar suas residências.