A vacinação contra a Covid-19 para crianças de 3 e 4 anos foi mais uma vez suspensa no Recife. A medida, que entra em vigor nesta quarta-feira (30), foi tomada por causa da falta de doses da Coronavac, único imunizante recomendado para essa faixa etária.
Por meio de nota, a prefeitura informou que a determinação foi necessária “após o Ministério da Saúde não enviar novas remessas de Coronavac”.
“A gestão municipal cobrou por duas vezes, através de ofícios enviados ao órgão federal, o envio das doses, mas não obteve retorno”, disse a prefeitura, no comunicado.
Essa é a segunda vez que o Recife precisa paralisar a aplicação da primeira e segunda doses contra covid-19 das crianças com 3 e 4 anos. No começo de novembro, com a falta de estoque de Coronavac na Secretaria de Saúde municipal e sem previsão para normalização da distribuição por parte do Ministério de Saúde, a gestão também precisou suspender a vacinação nessa faixa etária.
Segundo a prefeitura, no Recife, 11.769 crianças entre 3 e 4 anos receberam a primeira dose do imunizante, o equivalente a 27,27% do total.
A segunda dose foi aplicada apenas em 3.741 meninos e meninas, cerca de 8,66% do público-alvo.